AMPARO

--------------------------------------------------------  
Primeira visita de D. António Carrilho à Paróquia do Amparo
-------------------------------------------------------- 

A comunidade paroquial do Amparo (Ponta do Pargo) esteve ontem em festa pela visita do Bispo do Funchal. Criada há meio século, esta paróquia tem actualmente cerca de 500 habitantes e está sob a responsabilidade pastoral do Pe. Roberto Sé Aguiar.
À sua chegada, D. António Carrilho foi saudado pela população em clima de muita alegria: «é uma enorme satisfação termos cá, pela primeira vez, o nosso Bispo, estamos muito agradecidos por esta visita, fica para a história da nossa igreja», revelou Maria Rosa ao JM.
«É com muito júbilo que vos acolhemos na comemoração dos 50 anos da nossa Paróquia, tornando-se assim um dia tão especial», disse uma jovem na saudação de boas-vindas ao Bispo do Funchal. «Na verdade, estamos deveras orgulhosos por termos entre nós o nosso muito querido Pai - Pastor», acrescentou.
O clima de festa também foi salientado pelo pároco. «Estamos em Festa, recentemente celebramos os 50 anos da nossa criação como Paróquia», mas «hoje, temos a Família fisicamente completa. E isso enche-nos de uma profunda e feliz alegria e gratidão a Deus e ao Senhor Bispo D. António Carrilho, por aceitar tão prontamente vir até nós», sublinhou o Pe. Roberto.
«Agradecemos a visita, neste histórico dia 18 de Março 2012», referiu na sua saudação; tendo deixado o propósito de «aprofundar sempre mais e melhor a unidade, a comunhão e responsabilidade para a missão com o nosso Bispo.»
Pároco da comunidade do Amparo há apenas cinco meses, o jovem sacerdote (que tem ainda à sua responsabilidade as comunidades da Fajã da Ovelha e da Ponta do Pargo) disse ao JM que, «apesar de sermos poucos, termos uma população mais ou menos idosa, contamos com o testemunho simples, a generosidade e a dedicação de todos»; apontando como prioridades «a formação de líderes e a renovação dos Movimentos.»
A festa da padroeira da Paróquia do Amparo, realiza-se no último fim-de-semana de Agosto, após a Festa do Santíssimo.

Encontro com a comunidade em tempo quaresmal
A visita do Bispo do Funchal, ontem de manhã à comunidade paroquial do Amparo, coincidiu com o tempo litúrgico da Quaresma. Para D. António Carrilho, significou «um encontro especial que ajuda a avivar a consciência de baptizados»; uma oportunidade para «reafirmar e reassumir os compromissos do nosso Baptismo nesta caminhada para a Páscoa, que nos garante uma vida nova», sublinhou em declarações ao JM, visivelmente satisfeito com o “grande acolhimento” dispensado pelos paroquianos do Amparo.
A celebração da Eucaristia solene foi muito participada e contou ainda com a presença do padre António Estêvão (secretário episcopal).
--------------------------------------------------------
Festa da Palavra (4º ano) 26-02-12 na Paróquia do Amparo


Neste domingo, dia 26 de Fevereiro, pelas 9:30h, celebrou-se a festa da Palavra com as meninas do 4º volume da catequese da Paróquia do Amparo.
Esta celebração, de um modo especial, teve como intuito introduzir as crianças ao estudo da bíblia como também dá-la a conhecer. A cerimónia foi organizada pelo catequista João Silva, e contou com a participação e empenho dos familiares das crianças que participaram na sua festa como também a colaboração do Sr. Pe. Roberto, do coro de jovens da paróquia e de toda a comunidade paroquial. Certamente que foi um dia para recordar com muita alegria para a Ana Paula e para a Cláudia de modo especial.
--------------------------------------------------------
Festa de Santo Antão na Paróquia do Amparo

--------------------------------------------------------
Convívio do Grupo Coral do Amparo

--------------------------------------------------------
Noite de Natal na Paróquia do Amparo

--------------------------------------------------------
Presépio do Amparo

 --------------------------------------------------------
 --------------------------------------------------------
Festa do Acolhimento (1º ano da Catequese) 27-11-2011
Neste domingo, dia 27 de Novembro, pelas 9:30h, celebrou-se o primeiro dia do novo ano pastoral.
Esta celebração, de um modo especial, teve como intuito de receber as crianças do primeiro ano da catequese da Paróquia do Amparo, que estão agora a dar início ao seu percurso na descoberta do grande amigo, Jesus Cristo, tendo em conta que ao acolhermos estas crianças com todo o nosso amor e alegria, é o nosso próprio Deus que acolhemos!
A celebração foi organizada pelas catequistas Lúcia Almeida e Maria José Pereira, e contou com a participação e empenho dos familiares de todas as crianças, tal como a colaboração do Senhor Padre Roberto, do coro de jovens da paróquia e de toda a comunidade paroquial. Certamente que foi um dia para recordar com muita alegria.