segunda-feira, 19 de março de 2012

Dia do Pai - 19 de Março

MENSAGEM DO SECRETARIADO DIOCESANO DA FAMÍLIA

No âmbito das comemorações dos 500 anos da nossa Diocese, dedicamos este ano ao nosso PAI do céu, que acolhe e congrega os seus filhos, relevando, entre outros temas igualmente importantes, o papel da família e a sua importância na construção da sociedade em que vivemos.
S. José, que nos é revelado, principalmente, pela realização dos seus sonhos, na visão do anjo do Senhor, quer para que recebesse Maria, Mãe de Cristo e nossa Mãe, por esposa, quer, mais tarde, para que fugisse com Maria e o Menino para o Egipto, demonstra-nos a sua obediência fiel à vontade do Senhor, na protecção da Santa Família, em todos os momentos. Homem justo, que vive a sua Fé, torna-se figura incontornável no desígnio de amor do Pai.
Decorrerá desse mesmo desígnio a veneração da grande devoção popular que lhe é reconhecida ao escolher este dia, em que se celebra a sua solenidade, para festejar o Dia do Pai, homenageando todos os pais, no acolhimento, amparo, carinho e educação dos seus filhos.
O lugar do Pai na família é de importância única e insubstituível. Apesar da igual importância do papel da esposa, o pai não se deve desligar das suas responsabilidades educativas, formativas e de manutenção de um desejado equilíbrio familiar, não esquecendo também a sua responsabilidade na formação cristã dos filhos. Mesmo na dificuldade da vida quotidiana, cabe a nós, pais, estarmos presentes em toda a tarefa da evolução e educação dos nossos filhos.
Que todos os pais tenham um feliz DIA DO PAI, agradecendo e respeitando os dons que Deus lhes concedeu, colocando-os ao serviço da comunidade, defendendo a vida sobre todas as formas, recebendo, educando e amando os seus filhos, e sendo agregadores de famílias íntegras e felizes.