segunda-feira, 19 de março de 2012

Amparo recebe em festa visita do Bispo do Funchal


A comunidade paroquial do Amparo (Ponta do Pargo) esteve ontem em festa pela visita do Bispo do Funchal. Criada há meio século, esta paróquia tem actualmente cerca de 500 habitantes e está sob a responsabilidade pastoral do Pe. Roberto Sé Aguiar.
À sua chegada, D. António Carrilho foi saudado pela população em clima de muita alegria: «é uma enorme satisfação termos cá, pela primeira vez, o nosso Bispo, estamos muito agradecidos por esta visita, fica para a história da nossa igreja», revelou Maria Rosa ao JM.
«É com muito júbilo que vos acolhemos na comemoração dos 50 anos da nossa Paróquia, tornando-se assim um dia tão especial», disse uma jovem na saudação de boas-vindas ao Bispo do Funchal. «Na verdade, estamos deveras orgulhosos por termos entre nós o nosso muito querido Pai - Pastor», acrescentou.
O clima de festa também foi salientado pelo pároco. «Estamos em Festa, recentemente celebramos os 50 anos da nossa criação como Paróquia», mas «hoje, temos a Família fisicamente completa. E isso enche-nos de uma profunda e feliz alegria e gratidão a Deus e ao Senhor Bispo D. António Carrilho, por aceitar tão prontamente vir até nós», sublinhou o Pe. Roberto.
«Agradecemos a visita, neste histórico dia 18 de Março 2012», referiu na sua saudação; tendo deixado o propósito de «aprofundar sempre mais e melhor a unidade, a comunhão e responsabilidade para a missão com o nosso Bispo.»
Pároco da comunidade do Amparo há apenas cinco meses, o jovem sacerdote (que tem ainda à sua responsabilidade as comunidades da Fajã da Ovelha e da Ponta do Pargo) disse ao JM que, «apesar de sermos poucos, termos uma população mais ou menos idosa, contamos com o testemunho simples, a generosidade e a dedicação de todos»; apontando como prioridades «a formação de líderes e a renovação dos Movimentos.»
A festa da padroeira da Paróquia do Amparo, realiza-se no último fim-de-semana de Agosto, após a Festa do Santíssimo.

Encontro com a comunidade em tempo quaresmal
A visita do Bispo do Funchal, ontem de manhã à comunidade paroquial do Amparo, coincidiu com o tempo litúrgico da Quaresma. Para D. António Carrilho, significou «um encontro especial que ajuda a avivar a consciência de baptizados»; uma oportunidade para «reafirmar e reassumir os compromissos do nosso Baptismo nesta caminhada para a Páscoa, que nos garante uma vida nova», sublinhou em declarações ao JM, visivelmente satisfeito com o “grande acolhimento” dispensado pelos paroquianos do Amparo.
A celebração da Eucaristia solene foi muito participada e contou ainda com a presença do padre António Estêvão (secretário episcopal).